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Manual de Ajuda do Sistema GFIL



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Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 28 - Título: Venda Balcão

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique em "Produtos -> Venda Balcão". Tecla de atalho: F7.

Observação: os procedimentos detalhados neste tópico de ajuda, também podem ser vistos em vídeo no Canal Youtube GFIL.

Antes de prosseguir na ajuda sobre este módulo, é importante que você entenda como funciona a dinâmica do sistema GFIL em relação à seleção dos cadastros (cliente, tabela, produtos, etc.), campos de somente leitura e outras. Clique aqui para ler o tópico que explica isso detalhadamente.
Outra dica importante é você acessar o módulo personalizações de cores, tela cheia e outros. Nessa tela de personalizações, entre outras opções, é possível você configurar para que tela de venda balcão abra em tela cheia ou tela normal e também pode alterar o skin/layout venda balcão.

Descrição: este módulo destina-se ao registro rápido de vendas. Por isso tem poucos campos a serem preenchidos. Alguns deles, inclusive, como é caso do cliente e conta caixa, devem ser previamente definidos no módulo de parâmetros da empresa. O vendedor deve ser previamente vinculado ao operador no cadastro de vendedores/funcionários, assim ao acessar essa tela com determinado operador, o vendedor será automaticamente o que estiver com este operador vinculado em seu cadastro. A tabela de preços também será a que estiver com a opção "Definir esta tabela como 'Tabela Padrão'" marcada no cadastro de tabelas de preços. Lembrando que esses campos (cliente, conta caixa, tabela de preços e vendedor) sempre podem ser alterados durante a edição da venda, caso seja necessário.
O cliente da venda (seja o cliente padrão ou outro), deve ser sempre do tipo "1 - Consumidor final".
Diferentemente dos demais módulos do sistema, a venda balcão não precisa de nenhum procedimento para ser iniciada. Assim que você acessar a tela, já poderá iniciar a inclusão de produtos através de um leitor de código barras ( Clique aqui para ver como fazê-lo), digitando o valor chave (código de barras, código, referência ou código original) do produto ou ainda selecionando-o através da tecla F8.
Você ainda pode utilizar a opção de ler etiqueta de Código de barras emitida por balança. Clique aqui para ver como fazê-lo.
A quantidade padrão para os itens é sempre 1. Caso deseje incluir um item com quantidade diferente desse valor, pressione o * (asterisco) e altere a quantidade para a desejada. Você deve fazer isso antes de selecionar o produto.

Após ter incluído o item na venda você poderá dar um desconto efetuando um duplo clique no item desejado na lista de itens do grid.
Lembrando que, no fechamento da venda ainda haverá um campo para um desconto geral (adicional). Portanto, só utilize essa opção de desconto no item quando realmente precisar conceder o desconto no item.

Teclas Especiais

  • F5: para alterar o cliente da venda. Abre a tela de pesquisa de clientes.
    Obs.: essa tecla funciona em qualquer parte da tela, ou seja, independentemente de onde estiver o cursor, o pressionamento dessa tela tecla sempre funcionará;

  • F8: para alterar o cliente ou a tabela de preços ou o vendedor. O cursor precisa estar no campo (cliente, tabela de preços ou vendedor) que se deseja fazer a alteração;

  • Duplo clique no item de produto: dê um duplo clique com o mouse sobre um item já inserido para que o sistema abra a opção para você registrar um desconto naquele item.
    Obs.: caso o desconto concedido exceder o limite de descontos do operador, no fechamento da venda, o sistema solicitará que um super operador libere aquele desconto;

  • CTRL + Duplo clique: um duplo clique do mouse sobre um item, com a tecla CTRL pressionada, fará com que o GFIL abra uma opção para se alterar o valor unitário daquele item.
    Obs.: Para que o operador possa fazer essa alteração, é necessário que no cadastro dele esteja habilitada a opção "Pode alterar manualmente preços de produtos no momento da venda". Caso essa opção não esteja marcada no cadastro do operador, será solicitada uma autorização especial de super operador;

  • CTRL + F3: no canto inferior direito desta tela há uma opção para você marcar se deseja "Imprimir ticket automaticamente ao finalizar a venda". Se essa opção estiver marcada, assim que você finalizar a venda, o GFIL imprimirá o ticket da venda. Para reimprimir um ticket de uma venda pressione a combinação de teclas CTRL+F3.
    Lembrando que mesmo que você não tenha impresso o ticket nessa tela de venda balcão, poderá ainda imprimi-lo através do módulo de Venda Normal.



Após ter incluído todos os produtos da venda, pressione o F6 para abrir a tela do recebimento da venda.
Para orientações sobre a tela de recebimento da venda, analise o tópico número 20 do manual de ajuda do sistema.

Atenção: ao gravar a venda, o sistema também gravará o custo dos produtos dessa venda. Esse custo será posteriormente utilizado para geração do relatório de lucro bruto. Esse custo é obtido da seguinte forma: o preço do produto praticado na última compra daquele item, o preço constante da tabela de preço de custo ou ainda o custo médio do produto, que é calculado a cada nova compra gravada. A definição de qual dessas três opções o programa deverá utilizar como custo você registra no módulo de parâmetros da empresa.


Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor da Venda Balcão
Você pode configurar o GFIL para que toda venda balcão gravada inicie automaticamente uma nota fiscal eletrônica de consumidor. Para isso, marque a opção "Iniciar a NFCe automaticamente ao finalizar a venda" do módulo de parâmetros fiscais da NFCe do sistema.
Ainda nesse mesmo módulo de parâmetros fiscais, é possível você habilitar sistema para que ele abra automaticamente a tela de envio de NFCe após iniciar a nota marcando a opção "Abrir a tela de NFCe após iniciar a nota"
Na tela de fechamento da venda e informação dos valores recebidos você tem o campo "CPF do Cliente". Se você vai emitir NFCe da venda e se o cliente deseja que seja uma nota identificada (com CPF) e ainda se o cliente da venda não tiver o CPF informado lá no cadastro dele, então preencha esse campo. Neste caso, você também poderá informar o CPF do cliente durante a edição da NFCe, antes de transmiti-la.


Veja também



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