Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 165 - Título: Impressão Direta em Conexões USB

Antes de prosseguir na análise deste este tópico, é preciso ter ciência que, para execução dos passos abordados, faz-se necessário ter conhecimento básico na área de informática, instalação e configuração de impressoras localmente e em rede. Se, em sua equipe não houver pessoa com conhecimento para tal, será necessário que você solicite assessoramento do técnico que presta suporte na área de informática para sua empresa ou ainda uma revenda GFIL. Lembrando que o suporte do desenvolvedor não abrange orientações relacionadas a questões de informática.

As orientações abaixo não são informações ligadas diretamente ao sistema GFIL, mas sim às configurações de sua(s) impressora(s). Como, em alguns relatórios (tickets e Danfe de NFCe), o GFIL tem a opção de impressão direta, elaboramos esse tópico para tentar lhe ajudar. Porém, não prestamos nenhum tipo de suporte técnico nessa área.

Muito bem, vamos lá...
Diferentemente com o que ocorre com portas seriais (COM1, COM2, ...) ou paralela (LPT1, LPT2, ...), o Windows não aceita impressão direta em porta USB.
Se sua impressora tiver a comunicação com o computador (local ou via rede) por uma porta USB, nos módulos de configuração do GFIL onde se deva informar a porta, você deverá informar esse campo (porta) da seguinte forma:
a) Primeiro é preciso instalar um driver da impressora no Windows. Pode ser o "Genérico / Somente texto";
b) Ainda no Windows, compartilhe a impressora e, no nome do compartilhamento dela coloque um nome curto (até 8 caracteres e sem espaços);
c) Feito isso, no campo do GFIL onde você deva informar a porta para impressão direta, informe assim: \\NomeDoMicroNaRede\NomeDoCompartilhamentoDaImpressora ou ainda \\IP do Micro\NomeDoCompartilhamentoDaImpressora.
Obs.: que no caso do USB, mesmo que a impressora for local, você deve proceder dessa forma acima, ou seja, indicar o "caminho" da porta no Windows.
Um exemplo: vamos supor que você tenha uma HP LaserJet 1022 instalada em um micro qualquer da rede. E o nome (na rede) desse micro seja "Micro01". Nas propriedades da impressora, opção "Compartilhamento", coloque o nome do compartilhamento como HP1022. Atente que não é o nome da impressora e sim o nome do compartilhamento dela.
No campo do GFIL onde você informará a porta, informe assim: \\Micro01\HP1022.

Veja também

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.